RECOMENDAÇÕES A MÚSICOS E ARTISTAS PARA GRAVAÇÃO AO VIVO

 

 

1) ENSAIAR. Saber o que será executado e ter um show com começo, meio e fim é fundamental.

 

2) A duração do show ideal para a gravação de um DVD é de 50minutos a no máximo 1hora e meia. Isso fará o público não cansar e a equipe trabalhar bem focada, alem de todo o equipamento de vídeo incluindo cartões de memória e baterias de câmeras conseguirem dar conta do recado.

 

3) O uso do click (metrônomo) determinado nos ensaios fará o show ser melhor executado e facilitara eventuais edições, overdubs e inserts de vídeo.

 

4) Uso de monitores in ear é aconselhável pois amenizara vazamentos da captação entre instrumentos e se puderem usar nos ensaios ajudara mais ainda a adaptação do uso do mesmo

 

5) O equipamento e instrumentos dos músicos assim como o equipamento da gravação tem que estar com a manutenção e regulagem em dia, assim como cabos, conectores, jacks, baterias e pilhas de instrumentos ativos e transmissores. Instrumentos de cordas é interessante que estejam com cordas novas para melhor timbre na gravação e já laceados para não perder afinação durante execução.

 

6) Alguns erros de execução podem ser consertados em estúdio, mas como trata-se de uma gravação ao vivo é normal que os instrumentos vazem nos canais de outros, o que pode fazer que algum “erro” não tenha conserto, então o melhor a fazer é se preparar bem pra chegar e fazer a melhor execução possível. Se achar necessário repita a música para garantir a gravação.

 

7) Preferencialmente precisamos de uma passagem de som exclusiva para gravação de pelo menos 1 hora após passagem de som pra p.a. e monitor. Nessa passagem o técnico de gravação de áudio acertara ganhos e checara que tudo está chegando em condições para mais tarde mixar. Nessa passagem de som é importante que os músicos atendam o que o técnico solicitar para otimizar o trabalho de todos e ser o mais rápido e eficaz possível! É importante que os músicos toquem com intensidade muito mais forte que toquem no show pois a captação tem folga pra cima, mas se o ganho clipar não tem como recuperar sem ser feito overdub.  

 

8) É aconselhavel ter um diretor de palco ou alguém cuidando do mesmo para evitar gente subindo em frente das câmeras ou esbarrando em cabos. O mesmo pode checar afinação dos instrumentos antes do começo da gravação, além de dar suporte para águas e solução de eventuais necessidades.

 

9) Criar préviamente um roteiro de falas com nome do projeto, saudações de chegada, saída e agradecimentos. Evitar tocar entre músicas (hábito de alguns músicos) e tomar cuidado com silencio e falas nos finais e começos das músicas.

 

10)  Tomar cuidado com vícios de linguagem (repetição da mesma palavra diversas vezes)

 

11) Iluminação

 

12) Visita técnica